Sabe aquelas espinhas que você tá sempre tratando e não somem por nada nesse mundo? Pode ser acne fúngica, mas calma que tem tratamento!
Primeiro precisamos reconhecê-la, pois ela parece muito com a acne normal, a diferença é que ela não tem uma “ponta”, ou seja, se fosse uma acne normal não teria por onde sair. Além disso ela costuma coçar e não tem produto anti-acne que dê jeito nela. Isso acontece porque não é uma bactéria, é um fungo e seu tratamento precisa ser diferente.
A acne fúngica tem o nome de Malassezia Folliculitis (ou Potyrosporum Folliculitis) e pode aparecer em qualquer lugar, até mesmo no corpo devido ao abafamento pela roupa, porém é mais comum na testa e queixo.
E como eu pego esse fungo? A Malassezia está presente no corpo de quase todo mundo, mas só se manifesta em um alto nível de fermentação, que pode ocorrer de diversas formas como por exemplo o abafamento que comentei lá em cima, excesso de suor e excesso de produção de sebo.
Esse microrganismo é lipofílico, ou seja, ele tem grande afinidade com gorduras, ama óleo e lipídeos e os utiliza para crescer! Por isso também é comum que ele aparece mais em pessoas que moram em regiões de grande calor e umidade, e consequentemente suam mais e possuem peles mais oleosas, locais perfeitos para o seu desenvolvimento.
Pessoas que estão com acne fúngica devem evitar ácidos graxos como o ácido láurico e o palmítico, além de óleos como o de amêndoas e o de girassol. Outro ingrediente que deve ser evitado e pode ativar esses microrganismos são os fermentando como os galactomyces, que são realmente muito bons, mas podem causar a acne fúngica em algumas pessoas.
Alguns ingredientes que ajudam a combater a Malassezia são ácidos como o azeláico, o salicílico e o glicólico, óleos como o esqualano, extratos de chá-verde e própolis, além de mel!
Apesar disso, para ter certeza que você tem acne fúngica é necessária a avaliação de um dermatologista, pois apenas com um microscópio poderemos ter certeza de que se trata da Malassezia e como você deve tratá-la.
Já conheciam esse tipo de acne? Não temos um minuto de paz nesse mundo da skincare hahhaha
Nenhum comentário:
Postar um comentário