Sabonetes em barra são bons para a pele?


Quando era adolescente minha dermato passou uma rotina que continha sabonete em barra, mas eu nunca gostei muito. Não achava prático, não gostava que ele ficava aberto no banheiro (mesmo dentro do armário), enfim acabei substituindo pelos sabonetes líquidos!

Mas e aí? Os sabonetes em barra são bons ou não? Hoje em dia quase todos os sabonetes faciais vêm em versão líquida, espuma, uma variedade, e pouco se fala dos em barra!

Umas das questões levantadas por quem evita esse tipo de produto é que ele deixaria a pele ressecada, o que segundo minhas pesquisas é verdade, ele pode sim deixar a pele mais seca. O que acontece é que a pele tem um pH ácido e o sabonete em barra tem pH alcalino, e é isso que leva ao ressecamento!

Então os sabonetes líquidos não deveriam ressecar também? Não, alguns ressecam, mas a maioria tem um pH parecido com o da pele e possuem mais componentes hidratantes! Isso acontece porque os líquidos usam substâncias derivadas do petróleo para fazer a parte da limpeza em sua fórmula, enquanto as barras são fruto de óleos e uma base, sendo a favorita a soda cáustica.

Isso não quer dizer que você não deve usar o sabonete em barra, tudo depende dos componentes, do seu tipo de pele, ou seja, são muitas variáveis e existem boas opções no mercado!

Algumas opções de sabonetes em barra
E sobre a contaminação no banheiro? Não precisa se preocupar, se o produto ficar em uma saboneteira e em um lugar arejado dificilmente estragará ou fará algum mal a sua pele. Claro que a saboneteira deve ser sempre higienizada!


Além disso, se pararmos para analisar, o sabonete em barra é bem mais ecológico, já que costuma vir em embalagens de papel e o produto não deixa resíduos.

Agora quero saber de vocês, ainda usam sabonete em barra? Qual sabonete facial estão usando?

rotifa

Nenhum comentário:

Postar um comentário