Ácido cosmético x Ácido medicamentoso


Você sabia que produtos com ácido podem receber a classificação de cosméticos ou medicamentos? Hoje vamos entender a diferença entre essas denominações!

⚠️ Antes saiba que os órgãos regulamentadores como a Anvisa só reconhecem dois tipos de produtos: os cosméticos e os medicamentos, não existem dermocosméticos. Isso significa que Vichy, La Roche-Posay, entre outros são considerados cosméticos divididos entre Grau 1 e 2, mas isso é história para outro post. Vamos a denominação dos ácidos!

O que são os ácidos cosméticos? São produtos com ácidos que podem ser comercializados sem receita médica, qualquer um pode comprar e aplicar. São encontrados em farmácias, perfumarias e lojas online.

E os ácidos medicamentosos? São medicamentos, ácidos que necessitam de receita médica para serem comprados e vendidos apenas em farmácias. Também podem ser auto aplicados, mas necessitam da orientação médica.

Os ácidos medicamentosos são fortes mesmo em porcentagens baixas e afetam de forma profunda a pele, podendo até mesmo causar reações severas. Um exemplo são produtos com tretinoína, muitos são vendidos sem receita (o que é errado) e até online, mas são MEDICAMENTOS e não devem ser usados sem recomendação médica.

Já os ácidos cosméticos tratam de forma leve e a longo prazo. As porcentagens autorizadas para cada tipo de ácido (decididas e reguladas pelos órgãos competentes) são consideradas seguras, apresentando pouco risco para a pessoa que utiliza.

Em um estudo realizado em 2012 com ácido glicólico para a renovação da pele concluiu-se que as porcentagens baixas e reguladas são tratamentos longos, mas seguros. Já o ácido em porcentagem alta é encontrado na forma de peeling realizado em clínicas dermatológicas e os resultados variam conforme a porcentagem utilizada pelo médico, sendo mais rápidos e expressivos.

E o que isso interessa para nós? É essa diferença na ação que decide se um produto com ácido vai ser classificado como cosmético ou medicamento. Ele pode ser seguro até uma certa porcentagem, mas muito perigoso em outra. Por isso fique atento ao produto que está utilizando e sempre procure um dermatologista, pois com ácidos não se brinca!

Sabiam dessa diferença?

rotifa

Nenhum comentário:

Postar um comentário