Talvez você já tenha lido por aí que precisa proteger a pele da luz azul e da luz visível, mas você sabe o que elas são, o que fazem e se realmente podem afetar sua pele?
A luz visível é a luz do sol que você vê, uma parte do comprimento de ondas emitidos por ele, o que torna as coisas visíveis! Já a luz azul é a denominação de um comprimento de ondas da luz visível, são as mais curtas e próximas a luz UV (sim, a dos raios UV).
Quais os efeitos dessas luzes? Os estudos são novos e divergem, mas aparentemente podem diminuir a produção de colágeno ao danificar a pele devido os radicais livres, além de outras pequenas alterações que podem prejudicar a aparência da mesma.
Outro problema que a luz visível, especificamente a azul-violeta, pode causar é a hiperpigmentação na pele negra, podendo gerar melasma.
O que difere então a luz visível e os raios UV? Os estudos mostram que a luz visível não causa danos ao DNA como a UV faz e nem causa doenças mais graves. Porém, a hiperpigmentação que ela causa é mais resistente, até mesmo a cor é diferente, enquanto a da luz visível é mais para o castanho, a da luz UV parece mais cinza e vai ficando marrom com o tempo.
Como podemos proteger a pele dessas luzes? É necessária uma cobertura real (visível) além do protetor, nem o protetor físico é o suficiente para fazer essa proteção. Então além de passar protetor, é aconselhável que você use produtos antioxidantes e óxido de ferro, que nada mais é do que um componente encontrado em bases, bb creams e protetores com cor. A questão é que não há consenso sobre quanto produto é necessário para criar uma camada de proteção eficiente.
Outro método que pode ajudar é evitar ficar exposto ao sol, se protegendo na sombra! E caso não seja possível, bonés, chapéus no geral, sombrinhas e roupas que cubram a pele são grandes aliados.
E a luz azul do celular, computador e TV podem afetar a pele? Até podem, porém bem menos do que a luz visível do sol! Mas se estiver preocupado é só diminuir a luz emitida por esses aparelhos.
Já ouviram falar dessas luzes? O que fazem para se proteger delas?


Nenhum comentário:
Postar um comentário